7 DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA RESTAURANTES

Anúncio de restaurante em jornal

Se sua empresa é do ramo de restaurantes, saiba que hoje a internet oferece diversos meios para que você possa fazer seu marketing e se destacar dos concorrentes.

Para você ter uma ideia do potencial da internet para seu negócio, segundo dados da ecommerce Brasil, somente no ano de 2021, o crescimento projetado é de 21%, com vendas online projetadas em torno de R$ 110 bilhões.

Por isso, neste artigo você vai receber 7 dicas valiosas sobre o marketing digital para restaurantes. (a 6ª é imperdível!)

1 -Tenha uma identidade visual

Escolha cores e outros elementos que representam sua marca, isto significa definir como sua marca será lembrada nas redes sociais e outros canais online.

Quando você define uma identidade visual, o usuário sempre que ver alguma publicação de seu negócio, ele já é remetido para lembrar de sua marca, o que favorece seu negócio e fortalece sua marca.

Você acaba elaborando um apelo estético, o que representa sua forma de dialogar com seu público, bem como, retrata os valores de sua empresa.

Para isso, contrate um design, ele é especialista em entregar para você os melhores recursos gráficos para o marketing digital do seu estabelecimento. Vale a pena!

2 – Estratégias de marketing digital

Você precisa mostrar para as pessoas que estão na internet, o que elas irão encontrar em seu estabelecimento, sobre o tratamento que receberão, dentre outros requisitos.

Para isso, pense no que você tem que diferenciar seu negócio dos demais estabelecimentos, sendo que é importante pensar sobre:

  • No ambiente ou espaço físico do estabelecimento
  • Qualidade dos pratos
  • Competências do chef
  • Diferencial de sua equipe
  • Preço e formas de pagamento.

Enfim, você precisa levantar o que seu estabelecimento tem de positivo e divulgar isso.

Onde divulgar?

  • Nas redes sociais
  • No site e blog de sua empresa
  • Em sites de empresas parceiras
  • Por e-mail marketing etc.

Mas lembre-se, o que você oferecer em seu estabelecimento deve ser compatível com o que você está anunciado, ou seja, não pode haver incoerências.

Por exemplo, enfeitar um prato de forma diferente que é divulgando nas redes sociais ou outros canais, isso fica incoerente.

3 – A qualidade das suas fotos

A qualidade das fotos de seus alimentos deve ser incrível, saiba que as imagens de qualidade são responsáveis em grande parte pelas compras por parte do cliente.

Sabendo disso, tenha imagens em seus cardápios e nas suas postagens de alta qualidade, de modo que o cliente fique tentado a pedir seus pratos.

Para isso, vale a pena contratar um bom fotógrafo, pois ele vai te possibilitar ter boas fotos dos pratos para mostrar.

4 – Faça marketing de conteúdo

Estar com seu restaurante no meio digital envolve também você usar do marketing de conteúdo (oferta de postagens, artigos, dicas de valor, um e-book etc.) para atrair clientes.

Para isso, a empresa precisa ter uma pessoa que trabalhe o marketing de conteúdo dela, fazendo postagens diariamente no Blog de sua empresa e redes sociais, como o Youtube, Facebook e Instagram, principalmente.

O que publicar? Você pode publicar não somente os pratos, mas também conteúdos como estes:

  • Aborde em suas postagens e vídeos sobre os pratos que você produz, como são preparados, quais ingrediente você usa etc
  • Mostre algumas promoções da semana de seu estabelecimento
  • Postagens rápidas, pedindo sugestões de seus clientes sobre o que eles gostariam de ver nas postagens ou nas ofertas do seu restaurante
  • Mostre o chef da cozinha preparando um prato diferente
  • Apresente alguma dica de gastronomia que as donas de casa possam fazer
  • Mostre os depoimentos de clientes que estejam satisfeitos com sua marca ou empreendimento.

Tudo isso cria um certo envolvimento psicológico do cliente com sua marca, e faz ele lembrar do seu empreendimento ao fazer seus pedidos de comida.

5 – Faça e-mail marketing

Contrate ainda algumas ferramentas digitais para rodar conteúdos de qualidade para sua audiência e fazer elas entrarem no site de seu negócio. Tais como:

Essas ferramentas possibilitam que você configure e dispare e-mails com conteúdos ricos, de ofertas e promoções para sua audiência.

E através desses e-mails, você consegue configurar e direcionar sua audiência para o site da sua empresa.

E seu site deve estar preparado para atrair esses usuários para suas melhores ofertas ou pratos.

Mas essas ações de e-mails marketing não podem ser invasivas, elas e precisam entregar mais que ofertas e promoções.

6 – As plataformas digitais

Em algumas plataformas para negócios, atualmente, é possível que o dono do estabelecimento, tenha acesso a vários serviços, como:

  • Criar o cardápio digital
  • Gerar códigos QR para as mesas
  • Ter um sistema de pedidos online
  • Realização de pagamentos
  • Ações de cashback
  • Marketing e muito mais para seu negócio.

Basta entrar e cadastrar seu estabelecimento no UAISE e ter acesso a muitas vantagens de um empreendimento digital facilitando a vida do cliente e do empreendedor.

7 – Interaja com seus clientes

Falamos anteriormente da importância do marketing de conteúdo, mas a sua empresa deve também ter uma estratégia de interação com o público dela.

Para isso, é preciso, dentre outras ações:

  • Repostar fotos de cliente que tenham marcando seu estabelecimento, o que significa que sua visita foi importante para o empreendimento.

A pessoa se sente valorizada com essa ação.

Além disso, os seguidores ou público de sua empresa percebe quem está frequentando o local ou comprando de sua empresa, e isso gera mais confiança.

  • Comentários dos clientes: sobre os comentários, é importante que sua empresa seja solícita e responda aos comentários dos públicos da empresa, de modo que eles se sintam acolhidos em suas demandas ou dúvidas.

Dé uma atenção especial a todos os comentários.

  • Promoções: e quem não gosta de boas promoções e descontos? Todos, não é mesmo?

Sabendo disso, você pode oferecer descontos para as pessoas que marcarem sua marca nas redes sociais e para os que mais engajarem nas suas postagens.

Isso é uma forma de reconhecimento importante.

Concluindo

Neste artigo, você conferiu algumas das melhores práticas de marketing digital para restaurantes.

Agora que você já conhece essas técnicas e estratégias, implemente em seu empreendimento e atraia mais visibilidade e clientes!